terça-feira, 21 de setembro de 2010

As novas tecnologias sonoras e a libertação do som
















2º Encontro soundscape/atopos

A Obediência
Em “O Inumano”, de Jean François Lyotard
A LIBERTAÇÃO DA MATÉRIA MUSICAL OU, DESFRUTAR DO UNIVERSO SONORO
(Prof. Dr. Mesac Roberto Silveira Jr.)

“Aqui, agora, um som soa, desdobrando, no instante inapreensível, a sua fuga e uma espera.”

“qualidade singular, incomparável – inesquecível e imediatamente esquecida – da textura de uma pele ou de uma madeira, da fragrância de um aroma, do sabor de uma secreção...”

 As novas tecnologias digitais permitem a libertação musical.
 O domínio/libertação do som pela tecnologia ( a manipulação).
 O som liberto do autor
 O som liberto do intérprete
 O som liberto da aura
 O som liberto da estrutura musical
 O som se liberta da música, dos constrangimentos do “apresentável musicalmente”


“Dar ouvidos a...” “Ter ouvidos para...”

O desconcertante
O polifônico
Os lapsos
As irregularidades
As massas sonoras
As penetrações e repulsões sonoras
As transmutações e escoamentos
Os restos sonoros
Acontecimentos sonoros

“A ARTE DE ACOMODAR OS RESTOS”
Conhecer as propriedades do som

Exerce-se a escuta...
A memória, a presença, a espera, a flutuação, o tempo interior, o sentido íntimo, a presença

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