
2º Encontro soundscape/atopos
A Obediência
Em “O Inumano”, de Jean François Lyotard
A LIBERTAÇÃO DA MATÉRIA MUSICAL OU, DESFRUTAR DO UNIVERSO SONORO
(Prof. Dr. Mesac Roberto Silveira Jr.)
“Aqui, agora, um som soa, desdobrando, no instante inapreensível, a sua fuga e uma espera.”
“qualidade singular, incomparável – inesquecível e imediatamente esquecida – da textura de uma pele ou de uma madeira, da fragrância de um aroma, do sabor de uma secreção...”
As novas tecnologias digitais permitem a libertação musical.
O domínio/libertação do som pela tecnologia ( a manipulação).
O som liberto do autor
O som liberto do intérprete
O som liberto da aura
O som liberto da estrutura musical
O som se liberta da música, dos constrangimentos do “apresentável musicalmente”
“Dar ouvidos a...” “Ter ouvidos para...”
O desconcertante
O polifônico
Os lapsos
As irregularidades
As massas sonoras
As penetrações e repulsões sonoras
As transmutações e escoamentos
Os restos sonoros
Acontecimentos sonoros
“A ARTE DE ACOMODAR OS RESTOS”
Conhecer as propriedades do som
Exerce-se a escuta...
A memória, a presença, a espera, a flutuação, o tempo interior, o sentido íntimo, a presença
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